sexta-feira, 26 de junho de 2015

31° Bienal De São Paulo em Belo Horizonte dia 26 de Junho 2015

Foi uma seleção de mais de 20 projetos que aconteceu no Palácio das Artes, do dia 26 de Junho ao dia 09 de Agosto. Os projetos se destacaram pela sua contemporaneidade e trouxe trabalho de artistas de 16 países.


Projeto Violência: é uma instalação realizada pela primeira vez em 1973, em um momento de profunda crise institucional, ideológica e social na Argentina, que se encontrava em regime militar. A obra é de Juan Carlos Romero.


Projeto Histórias de aprendizagem: de 2014, é uma obra da chilena Voluspa Jarpa que questiona as representações da história em diversos sistemas da imagem, como nos meios de comunicação ou na arte.




Projeto Voto!: da artista Ana Lira, foi criado em 2012 depois da eleição para prefeito em Recife, onde começou a documentar essas mídias de campanha obsoletas, abandonadas pelos candidatos e apropriadas pela população em intervenções anônimas.


Projeto Letters to the Reader [Cartas ao leitor] (1864, 1877, 1916, 1923): é parte do projeto artístico em andamento Scratching on Things I Could Disavow [Riscando em coisas que eu poderia repudiar], iniciado em 2007, e que responde ao surgimento recente de grandes e novas infraestruturas para a arte árabe “islâmica” moderna e contemporânea no mundo árabe e em outros países. Obra de Walid Raad.







Projeto Lança e outros trabalhos: é uma obra de Edward Krasiński onde estava sempre buscando usar a atuação e a performance como maneira de escapar ao peso de sua situação, fosse em seu engajamento com a arte e sua materialidade, fosse em sua relação com as autoridades. Ele era fascinado pela potencial dilapidação dos objetos cotidianos e procurava transformá-los em configurações mágicas, dar a eles uma presença quase mística.


Projeto Resimli Tarih [História ilustrada]: responde ao novo contexto global iniciado depois da queda do muro de Berlim. Trata-se de uma colagem de sete metros de comprimento costurada à mão, que assume a forma de um caftã – uma longa túnica acinturada que passou a simbolizar poder e riqueza durante o Império Otomano. Embora as ilustrações vivamente coloridas de vegetação luxuriante, pavões, servos robustos e palácios suntuosos evoquem a iconografia imperial, os tecidos estão longe de ser opulentos e o trabalho desordenado de retalhos está em conflito com o desenho elegante dos caftãs otomanos. Obra da turca Gülsün Karamustafa.




Projeto Meeting Point [Ponto de Encontro]: estas imagens ao nos posicionarem à parte de reuniões, como voyeurs, fazem-nos pensar a natureza dos coletivos e as formas de participação e visibilidade que eles têm tomado no espaço urbano, é um projeto do português Bruno Pacheco.


Projeto 10.000 års nordisk folkekunst [10.000 anos de arte popular nórdica]: de Asger Jorn, é um projeto a que ele se dedicou de 1961 a 1965 com o fotógrafo Gérard Franceschi, em busca da linguagem visual da Europa Setentrional pré-cristã e seus vestígios na arte e arquitetura românica e gótica.



Projetos Black Series [Séries Negras]: a artista Nilbar Güres expõe a "delicadeza feminina" do bordado e cobre o tecido com uma espécie do iconografia onírica, propondo um jogo de ocultamentos e revelações no qual a variedade e a vitalidade infinitas do erotismo constituem a melhor ferramenta crítica para combater os preconceitos e crimes cometidos contra a liberdade sexual.



Artistas e projetos participantes:

Ana Lira Voto!
Agnieszka Piksa É apenas o vértice do mundo interior
Arthur Scovino Casa de Caboclo
Asger Jorn10.000 anos de arte popular nórdica
Bruno Pacheco Ponto de encontro
Clara Ianni e Débora Maria da Silva Apelo
Danica Dakić Vila Maria
Edward Krasiński (fotografias de Eustachy Kossakowski) Lança
Gabriel Mascaro Não é sobre sapatos
Graziela Kunsch Revista Urbânia 5
Gülsün Karamustafa História Ilustrada
Ines Doujak e John Barker Haute Couture nº3 Carnaval: uma máscara é sempre ativa
Johanna Calle Imponderáveis
Juan Carlos Romero Violência
Juan Downey O shabono abandonado
Juan Pérez Agirregoikoa Letra Morta
Marta NevesNão-ideias
Nilbar Güreş Série Negra / TrabZONE
Teresa Lanceta Bert Flint
Virgínia de Medeiros Sergio e Simone
Voluspa Jarpa Histórias de aprendizagem
Walid Raad Cartas ao leitor (1864, 1877, 1916, 1923)
Yael Bartana Inferno

Nenhum comentário:

Postar um comentário